Conheça nosso blog
27Dez
eSocial

eSocial: entenda esse novo sistema de registro do Governo

O eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas) foi instituído pelo Decreto nº 8373/2014 e é um projeto elaborado pelo Governo Federal com o intuito de controlar de forma mais expressiva os cadastros e direitos dos trabalhadores no país. O uso da ferramenta tem como objetivo reforçar e facilitar o cumprimento das leis trabalhistas vigentes.

Com a implantação do eSocial, o Governo pretende reduzir a burocracia atual em relação ao cumprimento de prazos e cadastros e melhorar a fiscalização das obrigações fiscais, tributárias e previdenciárias. Entretanto, como isso acontecerá? Quais empresas deverão seguir este modelo? É o que você saberá hoje, neste artigo da Adviser IT. Confira, a seguir.

Entendendo o eSocial

Explicando o eSocial de uma maneira simplificada, podemos dizer que ele irá reduzir custos e tempo da área contábil das empresas no momento de executar 15 obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias.

Todas as informações que forem coletadas por empresas vão compor um banco de dados único, administrado pelo Governo Federal, que irá abranger mais de 40 milhões de trabalhadores e contará com a participação de mais de 8 milhões de empresas, além de 80 mil escritórios de contabilidade.

sistema eSocial

Como o sistema irá funcionar?

De forma prática, as empresas precisarão enviar de forma periódica, por meio digital, as informações para a plataforma do eSocial. Tais dados, na verdade, já são registrados, atualmente, em algum meio, como em folhas de papel e outras plataformas online. Entretanto, com o início do eSocial, esse meio de registro será único. Todos os dados serão enviados, de forma obrigatória, ao Governo Federal, pelo eSocial Empresas.

Qual o cronograma de implantação?

A implantação do sistema será realizada em duas etapas: no dia 1º de janeiro deste ano, se tornou obrigatório o uso do eSocial para empregadores e contribuintes com faturamento apurado, no ano de 2016, superior a R$ 78 milhões. A partir de 1º de julho de 2018, essa obrigatoriedade será estendida para os demais empregadores e contribuintes, independentemente do valor de faturamento anual.

Quais as vantagens do eSocial para empresas?

Além de simplificar processos, gerando produtividade, o eSocial irá subsidiar a geração de guias de recolhimentos do FGTS e outros tributos, o que irá diminuir a quantidade de erros de cálculos que ainda ocorrem na geração desses documentos.

A plataforma também disponibiliza uma maior implantação jurídica, trazendo um ambiente de negócio que beneficia a todos, principalmente empresas que trabalham conforme a legislação.

Com a substituição da entrega de uma diversidade de obrigações para apenas uma operação, padronizada, as empresas também diminuirão gastos e tempo que, atualmente, é dedicado à execução dessas tarefas.

Como realizar a implantação?

Para realizar a implantação do sistema eSocial na sua empresa, conte com a Adviser IT. Somos uma empresa de consultoria especializada na implantação de sistemas, com atendimento personalizado, transparência e uma equipe experiente, entre em contato conosco e conheça mais sobre os nossos serviços. Aguardamos por você!

Links úteis:
consultor SAP;
suporte SAP;
treinamento SAP;
consultoria sap;
implantação sap;

 

CategoriasPosts RecentesTags