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15Abr
cliente digital

Como melhorar a experiência do cliente digital na sua empresa

Com a evolução da era digital, tecnologias como learning machine, a IoT e inteligência artificial são ótimos mecanismos para a administração de empresas. Entretanto, a experiência do cliente digital possui uma enorme importância nesse processo. Com isso, muitas empresas buscam por uma abordagem única, a fim de ter uma experiência bem-sucedida com o usuário. Há empresas que conhecem verdadeiramente seus clientes e, consequentemente, sabem que cada um possui um caminho exclusivo para comprar. Ou seja, possuem seus padrões de compra, preferências de canal, entre outros fatores.

O primeiro passo para construir uma experiência melhor para o cliente digital é entender os planos de fundo e as jornadas de seus usuários para criar um plano que se encaixe no molde do que eles precisam e desejam. Entender tal jornada é fundamental para melhorar e solidificar um relacionamento com o cliente. Continue lendo para conhecer dicas de como melhorar a experiência do cliente digital.

Conheça diretrizes para melhorar a experiência do cliente digital

Domínio da experiência omnichannel

A transformação digital promoveu a criação de uma experiência integrada e completa em mais de um canal. Isso é o que chamamos de Omnichannel, estratégia que se baseia no uso simultâneo e interligado de diferentes canais de comunicação com o cliente digital. No entanto, essa interação do usuário com a empresa deve ser feita de forma cautelosa, sem perder o contexto.

As mensagens entre os canais deve ser clara, objetiva e alinhada com as ações que o cliente já realizou anteriormente. Para isso, a empresa deve alocar seus esforços em inteligência artificial para personalizar todas as interações com o usuário. É de suma importância promover uma experiência multicanal sem falhas internas de uma má gestão dos sistemas operacionais.

Feedback em todos os pontos de contato

O feedback é essencial para melhorar a experiência do cliente digital, pois o usuário fornece uma resposta ao seu serviço. Por isso, é importante oferecer um espaço específico dentro de todos os pontos de contato digitais destinados a receber a opinião dos clientes. Todas as ferramentas digitais, como páginas do site e aplicativos móveis, devem ser programadas para permitir que os usuários deixem comentários, sugestões e críticas.

É imprescindível que essa forma de contato seja facilitada pela empresa. O acesso deve ser simples, como um convite de feedback em um local de alta visibilidade dentro do site. Janelas de pop-up modais são ótimos exemplos. O importante é não negligenciar o uso de ferramentas para receber feedback, pois sem eles a empresa tende a caminhar sem informações fundamentais para o progresso do seu atendimento.

Inteligência artificial e sistema SAP

Uma experiência pró-ativa depende, basicamente, da tecnologia da internet das coisas (IoT). Por meio dela, é possível que os gestores armazenem e analisem dados de milhões de transações. Informações inteligentes, instantâneas e em tempo real são utilizadas cada vez mais para fornecer uma experiência completa para o cliente digital.

O investimento em sistemas de gestão empresarial, como o SAP, são a grande aposta para este ano. A implantação desse tipo de software é capaz de tornar a jornada do cliente digital dentro de um site e-commerce, por exemplo, muito mais rápida. É possível automatizar diversos processos, como entrada de notas fiscais, gerenciamento de estoque e outras práticas de diferentes negócios.

Ao estabelecer uma relação clara entre empresa e consumidor, o sistema evita equívocos que possam causar uma má experiência do cliente digital e, consequentemente, feedbacks negativos. O sistema SAP, inclusive, pode ajudar na redução de custos da empresa.

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