Conheça nosso blog
17Maio
integração de sistemas

Qual a importância da integração de sistemas em uma empresa?

A administração de uma empresa deve contar com softwares e outras ferramentas tecnológicas para garantir a qualidade dos serviços. Por conta da complexidade e variedade de recursos disponíveis, muitas companhias optam por otimizar seus processos. Nesse contexto, podemos enxergar uma tendência muito forte no mercado atual: a integração de sistemas!

Neste artigo, a Adviser IT explicará o que é esse conceito, qual sua importância para o sucesso da gestão e como implantá-lo na sua empresa. Confira todos os detalhes, a seguir.

O que é integração de sistemas?

A integração de sistemas é um processo que visa reunir informações para organizar todas as atividades feitas por uma empresa. Seu principal objetivo é integrar os setores de uma companhia por meio de um software de gerenciamento. É visto como uma solução eficaz contra a independência de cada sistema organizacional — que, muitas vezes, atrapalha o desempenho do serviço e afeta sua qualidade final.

Antes, cada departamento tinha seu sistema de gestão individual. Hoje, com a integração de sistemas, é possível unir todos eles em um único sistema centralizado. Por exemplo, a venda de apenas uma mercadoria envolve diversos setores: vendas, contabilidade, financeiro, estoque, compras e marketing.

A tecnologia atual permite que as informações necessárias para o desenvolvimento do processo sejam geradas somente uma vez. Além disso, esta é automaticamente gerada para todos os departamentos de forma simples e segura.

Qual sua importância?

A integração de sistemas garante inúmeros benefícios para as organizações que a adotam. O primeiro deles é a otimização de processos, que garante esforços concentrados na qualidade do serviço, e não na quantidade. As equipes podem ter um menor número de pessoas que, ainda assim, as tarefas mais importantes serão realizadas perfeitamente.

A redução de custos também é uma ótima vantagem. Com um bom software integrado, é possível evitar gastos com investimento em sistemas diferentes para armazenamento de dados. Inclusive, o gestor tem a chance de minimizar os erros humanos e, consequentemente, o retrabalho.

Outros benefícios da integração de sistemas incluem:

  • redução da duplicidade de dados;
  • fluxo de informações mais dinâmico;
  • menor tempo de resposta às demandas dos consumidores;
  • melhoria no controle dos processos;
  • mais qualidade nas decisões;
  • segurança das informações e confiabilidade dos resultados.

Como aplicar na minha empresa?

Para realizar a integração de sistemas na sua empresa, o ideal é buscar soluções que atendam a diversos departamentos. Por se tratar de um complexo processo de engenharia, requer um bom planejamento para verificar se os sistemas da companhia comportam o projeto. Caso a compatibilidade de sistemas seja confirmada, é preciso implantar o software de forma fracionada. Em seguida, os sistemas integrados devem ser monitorados para averiguar seu desempenho e, se for necessário, estipular ações de correção de falhas.

O SAP é um dos softwares de gestão mais utilizados a nível global. Com ele, a empresa pode integrar gestão de contas, de estoque, de marketing, de processos e muito mais. Existem alguns módulos do sistema, como o SAP Hybris, SAP Hana e SAP Leonardo. Acesse os links para saber mais sobre cada um deles.

Conte com a Adviser IT para realizar a implantação e consultoria SAP na sua empresa! Nossos consultores são especialistas em auxiliar organizações que desejam investir na integração de sistemas e obter sucesso empresarial. Também oferecemos Atendimento e Suporte AMS para apoiar os novos usuários no correto uso do sistema. Entre em contato agora mesmo e conheça melhor nossos serviços!

Posts Recentes
CategoriasTags